top of page
Pr. José Soares Leite

O Significado da Purificação na Pia de Bronze


A Pia de Bronze é o símbolo do processo de santificação que Cristo realiza em nós através do seu sangue e da Palavra. A Bíblia diz que os crentes foram chamados a viver uma vida de pureza através da obediência a Palavra (1Pe 1.22), a fim de nos apresentarmos a Deus purificados (Hb 10.22). Em João (3.5), afirma: “que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus”. Tudo isso faz parte da doutrina do Novo Testamento, como resultado daquilo que foi uma obra feita no rito de lavagem presente na função dos sacerdotes, efetuada através da Pia de Bronze (Ex 30.18-20).

Diz ainda o texto de Êxodo 30-21, que a observância desse requisito do Senhor quanto ao rito de lavagem da purificação, era um pacto perpétuo por todas as gerações, na qual fomos incluídos por sermos de Cristo e da descendência de Abraão (Gl 3.29). A Pia de Bronze ficava entre o Altar do Holocausto e a Tenda da Congregação. No Altar era feito a oferta de um animal pelos pecados do povo, que tipificava o próprio sacrifício de Jesus na Cruz para perdão do pecador. Depois, na Pia de Bronze, os sacerdotes se lavavam na água limpíssima, como simbologia de que nossos pecados foram expiados por Cristo, no Calvário. Fomos lavados pelo sangue remidor de Jesus (1Co 6.11).

O ritual da lavagem que era efetuado na Bacia de Bronze, tinha um significado maior do que simplesmente uma limpeza nas mãos e nos pés. Começava pela própria consagração sacerdotal, que tinha o compromisso de manter uma vida santificada para servirem na ministração no Santuário (Ex 30.18-20). E para a Igreja hoje, lavar-se significa uma obra regeneradora do sangue de Jesus (15.3; Tt 3.5) e do Espírito que opera no crente a santificação (Jo 3.5,7; Ef 5.26-27; 2Co 7.1).

Vemos que a limpeza espiritual é prioridade absoluta como consequência da obra expiatória de Cristo. Por isso, o compromisso da lavagem de purificação deve ser mantido por todos crentes que alcançaram essa soberana vocação da salvação efetuada por Jesus Cristo. Pois não foi com coisas vãs que todo salvo foi comprado, mas sim pelo sacrifício vicário de Jesus na cruz do Calvário (Is 53.4-7), pelo precioso sangue de Jesus Cristo, que nos livrou da pena do pecado e da morte (Mt 20.28; 26.28; 1Pe 4.17). Sobre a nossa limpeza espiritual, devemos ser irrepreensíveis porque ela é absoluta e necessária (Jo.15.3-4).

A santificação do crente deve ser uma experiência constante em sua vida. E como recomenda a Bíblia, deve ser uma prioridade: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12.14). Em 1Pedro (1.15), é ordenado ao crente ser “santo em toda a sua maneira de viver”. Enquanto aqui vivermos passando por lutas e tribulações, devemos permanecer firmes e constantes, ao enfrentar as imperfeições que sempre nos cercam. Como falou o Apóstolo Paulo, que é um exemplo para nós, o nosso dever é prosseguir para o alvo com nossa vida santificada para o Senhor. Pois o verdadeiro cristão não se conforma com as coisas deste mundo maligno. O que ele deve buscar é a transformação do seu entendimento para experimentar qual seja, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page