O Pátio - Entrando no Tabernáculo
Deus mandou Moisés construir o Tabernáculo conforme o modelo que lhe foi revelado no Monte Sinai (Ex 25.1-9). Assim, o Senhor poderia habitar no meio do seu povo (Ex 25.7) e ser seu Deus: “Também porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos abandonará. Andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo” (Lv 26:11,12). Na Epístola aos Hebreus diz que todos os objetos, mobília e figuras que o Senhor mandou fazer para o Tabernáculo, eram sombras das coisas celestiais (Hb 8.5).
Deus incumbiu os filhos da tribo de Levi, Gerson, Coate e Merari para realizarem o serviço no Tabernáculo. As famílias dos Gersonitas acampavam em suas tendas nos fundos, lado oeste do Tabernáculo, parte ocidental. Sua responsabilidade era de transportar as cortinas do Tabernáculo e a Tenda da Congregação e outros objetos (Nm 4.25-28). As famílias de Merari, tinha suas tendas no lado norte (Nm 3.35-37) e eram responsáveis pela conservação e transporte das tabuas, seus varais e colunas do Tabernáculo (Nm 3.31-32). Os da família de Coate, com suas tendas do lado sul, cuidavam da arca da aliança, da mesa da proposição, o castiçal e o altar do Santuário (Nm 3.29-31). Do lado oriental, lado leste do Tabernáculo, ficavam as tendas de Moisés, Arão e seus filhos, sacerdotes que cuidavam das tribos de Israel (Nm 3.38).
O Tabernáculo ficava no centro do acampamento de Israel, entre as 12 tribos que ficavam ao seu redor. Três tribos na frente, três do lado leste, três do lado norte e três na retaguarda, indicando que Deus deseja estar no meio do seu povo. O Tabernáculo foi por 500 anos o centro espiritual de Israel, até a construção do Templo de Salomão. Em Canãa, o Tabernáculo era um Templo portátil e desmontável para ser transportado todas as vezes que o povo israelita mudasse seu acampamento, segundo a direção de Deus, para outras regiões do deserto. Durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto, Israel fez 41 mudanças e a Bíblia faz menção em 50 capítulos sobre o Tabernáculo.
Toda a estrutura da construção do Tabernáculo e demais objetos, foram efetuadas de acordo com o modelo da planta que o Senhor Deus tinha ordenado Moisés fazer (Ex 25.8-9,10,17,18,23; cap. 26 e 27). Todas as peças e objetos foram feitas minunciosamente com seus detalhes específicos e para isto, Deus chamou Bezaleel e Aoleabe para executar as obras do Tabernáculo (Ex. 31:1-6). Simbolicamente ele representava a obra redentora de Jesus Cristo (Ex. 25:8) e foi construído para que as verdades fundamentais de Cristo fossem compreendidas no Novo Testamento.
O Pátio era a primeira parte da área cercada do Tabernáculo, esse grande espaço era chamado Átrio (Ex 31.6-9). Ele tinha uma única entrada que dava de frente com o Altar de Bronze, local dos sacrifícios. Depois dele, havia uma Pia de bronze, que era o lavatório onde os sacerdotes se purificavam. Por último, ficava a entrada da Tenda da Congregação. No interior desse Santuário, havia duas divisões: o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo. Eles eram separados por um véu espeço e em cada compartimento, havia móveis e utensílios para o serviço litúrgico (Ex 25.9; 26.1-15,30).
A porta do Pátio do Tabernáculo media 10m x 2,5m, era a única entrada para seu interior. Isto simbolizava que Jesus é a única porta para o Santuário celestial (Jo 10.7-9). Essa porta estava virada para o lado do oriente onde nasce o sol, simbolizando que Jesus é o sol da justiça (Ml 4.2). O fundo do Tabernáculo ficava para o oeste onde o sol se punha, essa performance demostrava que o Tabernáculo foi configurado, indicava que Jesus é o princípio e o fim (Ap 22.13). Esta posição geográfica do Tabernáculo, era mantida, toda vez que ele era montado em outro lugar, quando o povo israelita se mudava no deserto para outra região. Através da edificação do Tabernáculo, 1450 anos antes de Cristo, Deus estava mostrando simbolicamente, que o homem novamente poderia voltar ter comunhão com o Criador (Gn 3.8).