Discernimento de Espíritos - Um Dom Imprescindível
Hoje, mais que em todas as épocas, a uma necessidade na igreja do Senhor de homens e mulheres que tenham recebido do Espírito Santo o dom de discernir os espíritos para poder desmascarar os espíritos enganadores que tem se infiltrado no meio dos crentes, como fez o mágico Simão, que acompanhou Felipe por um período de tempo, infiltrando-se e observando o que de fato acontecia (At 8.13,18).
Apesar de Simão ter crido e sido batizado, o coração dele não era reto diante de Deus. Pedro, homem cheio do Espírito Santo e que tinha o dom de discernimento de espíritos, desmascarou Simão, o mágico, quando ele tentou suborna-lo para receber o dom por meio de dinheiro.
A Bíblia diz em 1 Coríntios (12.10): “...a outro, operação de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e a outro, interpretação de línguas.” Portanto, discernimento de espíritos é um dos dons espirituais, para ser usado quando for necessário e útil.
Estamos vivendo em um momento de muito engano e falsificação e João nos advertiu sobre esses espíritos: “Muitos enganadores tem saído pelo mundo...” (2Jo 2.7). Jesus também disse em Mateus (24.4): “Acautelai-vos que ninguém vos engane.” Esse é um dos sinais que estamos vendo acontecer em todos os níveis, por isso sabemos que já é a última hora.
A palavra de Deus é clara em nos dizer: “E não é de admirar, pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz” (2Co 11.14). Com esse disfarce, o inimigo tem agido e sorrateiramente vem ganhando terreno no meio daqueles que não têm a capacidade de discernir entre o bem e o mal, entre o que vem de Deus e o que vem do maligno.
Em 1 João (4.1) está escrito: “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus, porque já muitos falsos profetas tem surgido no mundo.” Mas se não temos o conhecimento da palavra de Deus, não teremos a capacidade de compreender as coisas espirituais e tampouco discerni-las. Na atualidade, as manifestações sobrenaturais que estão sendo feitas pelos falsos profetas, estão enganando até os próprios escolhidos de Deus como está escrito em Mateus (24.24).
A igreja deve manter-se em alerta espiritual em todo tempo. Que o Senhor nos ajude e nos capacite pelo Espírito Santo para não sermos enganados pelos ardis de Satanás.