Vencendo a Tentação do Pecado
O pecado é um ato cometido contra as leis de Deus, constituindo em desobediência aos mandamentos do Senhor. Adão e Eva foram os que deram lugar para que o pecado entrasse no mundo. No Jardim do Éden, Eva deixou de obedecer aos preceitos de Deus para fazer a vontade do Diabo. Ela, orientada pela Serpente, comeu do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal e ainda foi instrumento do maligno para seduzir Adão a também pecar também (Gn 3.1-7).
Pecado é um ato cometido contra a santidade do Senhor que leva a pessoa ao estado de culpa (Nm 5.6). Depois de Adão, naquele triste episódio do Éden, toda a humanidade se tornou culpada diante de Deus (Rm 3.23). No livro de Provérbios está escrito: “Mas o que peca contra mim violenta a própria alma” (Pv.8.36). Todo pecado leva a morte e somente quando o perdão que é dado por Nosso Senhor Jesus Cristo quando o homem pecador O aceita como Senhor e Salvador, é capaz de absolver o homem da condenação eterna (Is 1.18; Rm 6.23).
O Diabo veio para tentar os homens a pecarem contra Deus (2Co 4.4). Deus enviou seu filho Jesus como homem para salvar a humanidade perdida (Mt. 1.21; Jo 3.16). Jesus foi tentado como homem e não pecou contra Deus para testemunho, a fim de que, também, todos os que O aceitarem como Senhor e Salvador e guardarem sua Palavra se tornem vencedores contra o maligno (Jo 17.1-21). A Bíblia diz: “Resisti o Diabo e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).
Deus, na sua infinita misericórdia, ama o pecador, mas abomina o pecado. Ele perdoa toda a iniquidade do homem se ele for convencido pelo Espírito Santo a se arrepender sinceramente (Mc 3.28; Jo 16.8). A exceção que Jesus fez foi quanto àquele que blasfemar contra o Espírito Santo (Mt 31-32), porque O Espírito Santo é o que opera o efeito no pecador para que ele se arrependa e seja perdoado.