top of page
Pr. José Soares Leite

A Onisciência de Deus e a Predestinação dos Salvos


Onisciencia de Deus

Antes de criar o homem a sua imagem e semelhança, sabendo Deus na Sua onisciência que o homem fraquejaria, estabeleceu pelo Seu propósito eterno, a eleição do homem para salvação; logo, a eleição é eterna. Afirmar doutra maneira é negar a imutabilidade de Deus. Em Romanos (8.29) afirma que Deus pré conheceu os que Ele salva. Esta pré-ciência envolveu um propósito de os salvar e este propósito de os salvar envolveu eleição e a predestinação. Deus faz tudo segundo Sua vontade.

Alguém poderia perguntar: Como nos elegeu Deus antes da fundação do mundo? (Ef 1.4) Este texto bíblico põe a eleição desde a eternidade. Então, isto quer dizer que Deus propôs a eleição do homem desde o princípio para a salvação (2Ts 2.13). Mas isto não quer dizer quer o homem já nasça com esse direito adquirido, mas sim que isso já havia sido decretado por Deus desde o princípio.

Entretanto, pelo fato de nossa eleição ser um ato completo de Deus, não significa que nós já tenhamos sido chamados, justificados e glorificados na eternidade - não. No entanto, nós já estávamos no propósito de Deus para sermos salvos, aqui na terra, mediante a redenção que há em Cristo Jesus (Ef 1.9-11). Nesse plano divino, compete ao homem aceitar ou rejeitar o beneplácito de sua eleição, que consequentemente nos leva a predestinação, outorgadas pela redenção que há em Cristo (Ef. 1.4-12).

Deus pelo propósito soberano de Sua vontade, determinou desde a eternidade salvar a todos que quisessem aceitar voluntariamente a Jesus Cristo, como seu Salvador: “A quem enviarei, quem há de ir por nós?" (Is 6.8) Vemos que Deus fez isso não por causa de qualquer mérito ou obra, nem porque tivéssemos algum merecimento perante Deus, mas por causa do beneplácito que Jesus Cristo propusera em si mesmo (Ef. 1.9).

Nisto está a eleição eterna do ato de Deus (Jo 3.16), o qual é a expressão de Seu soberano prazer (Is 53.10). Jesus Cristo efetuou esta obra para agrado do Pai e por compaixão de nós (Is 53.11). Ele chama os pecadores para serem os recipientes da Sua graça especial e faz deles participantes da salvação de Cristo (Ef. 2.4-9), simplesmente por sermos feitura Sua (Ef 2.10).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page