top of page
Thayse N. Soares

Nosso Verdadeiro Natal


“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS;

porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.”

(Mt 1.21)

O versículo acima nos fala do significado do verdadeiro Natal. Por mais que os homens e a sociedade moderna tentem incluir símbolos que não são referências do verdadeiro Natal, nós crentes sabemos e devemos anunciar o acontecimento mais importante da história humanidade.

E qual é esse acontecimento? Deus-Filho se fez homem por nós, para nos salvar. “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens, e, achando na forma de homem humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte de cruz” (Fp 2.6-8).

Todas as profecias das Sagradas Escrituras apontaram para Ele e se cumpriram nEle a lei e os profetas. Deus anunciou ainda no Éden (Gn 3.15) que viria aquele que seria nascido de mulher e que embora fosse ferido no calcanhar, ele esmagaria a cabeça da serpente e assim, a notícia da salvação da humanidade foi anunciada desde tão cedo.

A Bíblia nos mostra que cerca de 700 anos antes do nascimento de Jesus, o profeta Isaías já anunciava o nascimento do Messias e quem Ele seria: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9.6). E essa profecia se cumpre e é registrada por Lucas (Lc 1.31,32): “E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu Pai.” Isaías também fala que Ele nasceria de uma virgem (Is 7.14) e o cumprimento é registrado por Mateus (1.18).

Até mesmo o local do nascimento do Messias foi dado por Deus a seu povo através do profeta Miquéias: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade” (Mq 5.2). E é sabido, através dos registros sagrados (Mt 2.1) e históricos que Jesus nasceu em Belém da Judéia.

E qual a razão de toda essa estratégia dos céus arquitetada por Deus? Nossa salvação e redenção eterna! Ele veio para que tenhamos vida (Jo 10.10). Ele levou no sofrimento e angústia do Seu corpo todos os nossos pecados (1Pe 2.24). Ele se fez maldição por nós! (Gl 3.13).

Somos pecadores (Rm 3.23), somos indignos, mas a graça de Jesus nos salvou (Ef 2.8). Jesus é Deus, e Ele é o oposto do “bom-velhinho” apelidado de Papai Noel, que a sociedade materialista inventou. De acordo com a lenda, Papai Noel somente traz presentes e agrados para quem foi bonzinho o ano todo, já Jesus salva o mais perdido pecador e o levará para morar com Ele, na casa do Pai celestial (Lc 23.43; Jo 14.1-3).

Embora essa não seja a data que Jesus nasceu, a sociedade tem assim feito e, portanto, temos o dever de anunciar o verdadeiro significado do nascimento dEle, anunciar que o nosso maior presente foi o Filho de Deus, por amor se fazer homem para nos salvar! Jesus é o nosso Natal! Jesus é o nosso Salvador! (Lc 2.10-11).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page