Para Ouvir e Anunciar a Palavra de Deus
A maior e mais importante missão da igreja de Cristo é a de anunciar as boas novas de salvação, ou seja, pregar o Evangelho a toda criatura, pois essa é a ordem dada pelo nosso querido Senhor e Salvador Jesus Cristo (Mc 16.15).
As explicações dadas pelo Mestre a seus discípulos indicam que eles não tinham entendido a parábola do semeador sendo necessário que Jesus explicasse detalhadamente o que significava para que aqueles compreendessem a essência dessa parábola que tão sabiamente Jesus narrou. No primeiro versículo, a primeira palavra que Ele diz é: “ouvi” – como uma palavra de exortação para que fosse uma realidade através da obediência o ensinamento que estavam recebendo, para compartilhar com os que quisessem ouvi-los.
Hoje, essas mesmas palavras ecoam aos ouvidos de todos os verdadeiros discípulos, que independentemente das circunstâncias devem assumir a responsabilidade que lhes foi imposta por Jesus: ”Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.19,20)
Infelizmente, em muitos lugares pelo mundo afora, pregar a palavra e fazer discípulos já não é prioridade para as igrejas e os crentes de um modo geral estão confortavelmente sentados nos templos, desfrutando da liturgia de um culto que em muitas igrejas se transformaram em “shows gospel” e não se preocupam com aqueles que estão indo para o inferno pelo descaso ou negligência à ordem de Jesus.
Um outro fator que tem sido muito bem aceito pelos crentes é a substituição do ensino da Palavra de Deus em cultos de ensino e na Escola Dominical por cultos onde até existe pregação da Palavra mas a maior parte do tempo é tomada com cânticos e apresentações diversas que não fazem discípulos, mas sim espectadores que são infrutíferos.
A Bíblia diz em Marcos (4.20): “E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.”