top of page
  • Pr. José Soares Leite

O Lugar Santo e o Altar do Incenso

Dentro da área interna do Tabernáculo havia um pátio - Átrio (Êxodo 31.6-9). Ele tinha uma única entrada que dava de frente com o Altar de Bronze (local dos sacrifícios). Depois havia uma Pia de bronze (lavatório dos sacerdotes).

Havia, também, o Santuário ou Tenda da Congregação, com duas divisões e com seus utensílios (Ex 25.9; 26.1-15,30). As divisões eram o Lugar Santo e o Santo dos Santos. O Lugar Santo era a primeira divisão do Santuário. Nele ficavam três peças importantes: O Altar de Ouro, A mesa dos Pães da Proposição e o Candelabro de ouro.

O Lugar Santo era uma figura da igreja, onde Cristo nos indicava o caminho que temos de seguir em direção ao lugar Santíssimo. Nesse lugar Santo estavam:

- Os Pães da Proposição: O pão é um tipo de Cristo. Jesus disse eu sou o Pão da vida que desceu do céu (Jo 6.35). Devemos participar da Ceia do Senhor e comer desse pão para ter vida eterna nEle (1Co 11.23-24).

- O Candelabro: que tipifica Jesus como a Luz do mundo, Ele disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas” (Jo 8.12). Jesus é o verbo (palavra) “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho” (Sl 119.105).

- O Altar do incenso: era a 3ª peça que ficava no Lugar Santo. Ele era feito de madeira de acácia, que tipificava a natureza humana que Jesus assumiu (Jo 1.1-2,14). O revestimento de ouro puro, tipifica a natureza divina de Cristo (Ex 37.1,25-28).

O Altar de Ouro tinha na parte superior quatro pontas adornadas com uma coroa de ouro ao redor. Nos dois lados do altar haviam duas argolas como um varal, todo revestido de fino ouro (Ex 37.25-28). Anualmente o Sumo Sacerdote, aspergia sangue de animal nessa ponta no dia da expiação (Yom-Kipur) pelos pecados da nação de Israel Ex 30.10; Lv 16.34).

No Santuário, o Sacerdote entrava com temor e tremor, para adorar a Deus e diante desse altar lhe oferecer um incenso precioso, preparado exclusivamente para prestar cerimônia ao Senhor.

O incenso era especificamente preparado para ser queimado no altar de ouro, para o Senhor (Ex 30.34-36). Ninguém podia usar esse incenso para outra finalidade (Ex 30.37-38). O sacerdote poderia morrer se oferece outro tipo de incenso sobre o altar, como foi o caso de Nadabe e Abiú (Lev. 10:1-2).

A posição do altar ficava em frente ao véu que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo, bem de frente com a Arca da Aliança, no outro lado. O Senhor ordenou um tipo especial de aroma doce, uma mistura de especiarias, para ser usado apenas para ser queimado sobre esse altar de ouro (Êxodo 30:35-37). A essência era extraída de ingredientes naturais como o estoraque, a Ônica e o Galbano.

O fogo só podia ser aceso com as brasas tiradas do altar de bronze (Lv 16.12). O sacerdote queimava os incensos no altar e uma nuvem de fumaça da essência aromática penetrava no Lugar Santíssimo, onde a presença de Deus se manifestava entre os Querubins sobre o Propiciatório, mostrando a Israel o favor divino (Êx 30.1,7-8; 34-36; Lv 16.13).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page