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O Candelabro de Ouro e Seu Significado

Pr. José Soares Leite

Deus é luz e habita na luz inacessível em Seu mundo incriado (1Tm 6.16; 1Jo 1.5). Ele criou os céus e todas as coisas visíveis e invisíveis (Gn 1.1; Cl 1.16-17). No céu, Deus está entronizado no Seu Tabernáculo celestial, rodeado pelos 24 anciões, os 4 seres viventes, os Serafins, os Querubins (Is 6.1-3; Ez 37.16); João contemplou isso na visão apocalíptica (Ap 4.1,11). A Bíblia diz que “Deus é Espírito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.24). Desta forma, aprouve a Deus, na Sua vontade Soberana, habitar também, fora dessa dimensão divina e espiritual; no meio do seu povo israelita. Neste propósito, Deus se manifestou a Moisés, no Monte Sinai, e mandou ele construir o Tabernáculo terreno para si (Ex. 25:8-9). Tudo foi feito como o Senhor Deus ordenara a Moisés (Ex 39 e 40). Deus encheu do Seu Espírito a Bezalel e Aoliabe para fazerem minuciosamente todas as peças da Tenda da congregação, onde cada objeto falava da obra redentora de Jesus Cristo (Ex. 31:1-11).

O Tabernáculo terreno, era uma sombra do celestial (Hb 8.2,5). Estudaremos aqui, o “Candelabro de Ouro” (Ex 22.20-21). Ele era a principal peça que iluminava o Lugar Santo, na Tenda da Congregação. Sua luz representava a luz de Deus para a nação de Israel e apontava para a Igreja do Cordeiro, onde Jesus é o Sol da Justiça (Ml 4.2). Depois do arrebatamento da Igreja, na Jerusalém Celestial, não haverá mais necessidade de um castiçal para produzir luz, pois a sua iluminação virá do próprio Deus (Ap 21.10, 23; 22.5). O Tabernáculo foi edificado para que as verdades fundamentais de Jesus Cristo, no Novo Testamento, fossem compreendidas na dispensação da Graça.

De todo mobiliário da Tenda da Congregação, no Tabernáculo, o conceito do “Candelabro de Ouro”, e o seu significado no Antigo Testamento, era um mistério. Fato é, que nem mesmo os profetas sabiam sobre a sua revelação, como vemos em Zacarias (4.2-5): “E disse-me: Que vês? E eu disse: olho, e eis que vejo um “castiçal todo de ouro”... Senhor meu, que é isto? Então respondeu o anjo que falava comigo, dizendo-me: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu”. O castiçal tipificava a Igreja gentílica e os seus sete copos representam as sete igrejas da Ásia. Em Apocalipse (1.20) diz: “Eis o mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro: as estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que vistes, são as sete igrejas”.

O Candelabro de ouro era formado de uma peça única e ornamentada (Nm 8.4). Na haste central do candelabro ficava o depósito do azeite que abastecia as seis hastes laterais, para que as sete lâmpadas dos castiçais ardessem continuamente (Lv 24.2). As lâmpadas dos castiçais eram acesas ao entardecer de cada dia e no amanhecer do outro dia. O sacerdote pegava um tenaz de ouro e acendia com fogo as lâmpadas na ordem do primeiro ao sétimo castiçal (Lv. 24:2-4), de forma que nunca faltasse luz. Esse ato simbolizava o Sumo Sacerdote, Jesus Cristo, como a Luz do mundo (Jo 8.12). Essa luz começou a brilhar sobre as sete igrejas da Ásia, iluminando o caminho da igreja em meio as densas trevas do mundo, que jaz no maligno (1Jo 5.19). Jesus é o que batiza o crente com fogo do Espírito Santo (Mt 3.11). Os crentes são o povo de Deus e templo do Espírito Santo (1Co 3.16; 2Co 16), e como tal, devem testificar da luz, como disse Jesus: “Vós sois a luz do mundo do mundo” (Mt 5.14).

O Castiçal era também símbolo do Sol da justiça e figura da nossa redenção. O castiçal possuía gravuras de maçãs e flores, que foram estampadas nas hastes do castiçal. As maçãs representam os frutos que os crentes precisam gerar através da vida com Cristo (Gl 2.20) e as flores nos falam sobre os dons que adornam a igreja, os quais devem ser usados na obra de Deus (1Co 12.1,7-10). O azeite que é símbolo do Espirito Santo, é extraído das azeitonas, que eram espremidas para que produzissem o azeite, Jesus passou por este processo para herdarmos a vida eterna: “Mas Ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades.” (Is 53.5)

Os simbolismos do Castiçal e aplicações, estavam ligados à nação de Israel, que foi eleita por Deus com o propósito de ser "luz para os gentios" a todas as nações da terra. Israel falhou, mas através de Jesus, a luz raiou: "o povo que estava sentado em trevas viu uma grande luz; e os que estavam sentados na região da sombra da morte a luz raiou" (Mt 4.16, leia Is 42.6). Jesus disse quem Ele era: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz Da vida” (Jo 8.12).

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