top of page
Pra. Maria Zeli Soares

A Sobriedade na Obra de Deus


Sobriedade

A Bíblia nos mostra claramente em Gálatas (5.19-21) uma lista das obras da carne e o apóstolo Paulo disse que elas são conhecidas: “prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas a respeito das quais vos declaro como já outrora vos preveni, que não herdarão o Reino de Deus quem tais coisas praticam.”

As bebedices estão incluídas e fazem parte das ações que levam um homem a receber a condenação eterna, a levá-lo a ser lançado no lago de fogo. Por isso temos que vigiar e orar para não cairmos na tentação de nos embriagarmos.

Para nossa advertência, Paulo escreve à igreja de Éfeso dizendo: “E não vos embriagueis com vinho em que há contendas (ou devassidão), mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18). Esta é uma recomendação não só para os ministros de Deus, mas para todos os cristãos em todas as épocas em todos os lugares.

Como representantes de Deus, na qualidade de geração eleita, sacerdócio real, nação santa e povo adquirido (1Pe 2.9), devemos fugir do vinho ou qualquer tipo de bebida e buscar a plenitude do Espírito Santo. A embriaguez além de causar sérios transtornos, traz também sérios prejuízos a Igreja de Cristo.

Aprendamos com os erros cometidos por alguns personagens bíblicos do Velho Testamento como Noé, Ló e também o rei Davi que usou o vinho como instrumento de corrupção embriagando Urias, marido de Bate-Seba para encobrir o seu adultério, induzindo-o a deitar-se com a esposa adúltera (2Sm 11.13).

Em 1 Coríntios (6.9,10) está escrito sobre aqueles que não hão de herdar o Reino de Deus: nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.

A liberalidade dos tempos modernos tem influenciado fortemente no comportamento de crentes que não tem domínio próprio. Por isso, fugir de colegas, companheiros ou amigos alcoólatras é vigiar, é uma saída para que você não seja induzido esse vício maldito. Seja crente de verdade e não ceda às tentações!

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page