O Cristão e a Vida de Santidade ao Senhor
Ser santo significa ser puro, separado do mal. Deus é santo. Nada de ruim existe nEle e tudo nEle é perfeito. Em tudo que faz, Deus é justo e fiel. Santidade significa dedicação total a Deus, nos separando do pecado; significa uma vida pautada na verdade, na justiça e no bem. Um viver de maneira agradável a Deus.
Quando uma pessoa recebe Jesus como Senhor e Salvador de sua vida, o Espírito Santo vem habitar em seu coração e o ajuda no processo da santificação (At 2.37-39). Não significa que a nossa natureza humana pecadora tenha atingido o estado de perfeição, mas podemos em Cristo nos tornar santificados (2Co 7,1). Quando cremos em Jesus e dedicamos nossa vida a Ele, somos transformados em nova criatura (2Co 5.17).
A Palavra de Deus nos fortalece para vivermos de maneira santa (Jo 17.17). A Bíblia diz: “Sujeita-vos, pois, a Deus: resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7). Jesus nos chamou para termos uma vida santificada (Ef 1.4; 1Ts 4.3-5,7). Ele nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito Santo (2Ts 2.13). Devemos viver de maneira santa, pois não somos mais escravos do pecado, como está escrito: “E os que são de Cristo, crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gl 5.24).
Se porventura em nossa nova vida viermos a cometer algum pecado, devemos confessar e pedir perdão ao Senhor (1Jo 1.9; 2.1). A santidade nos torna humildee e dependentes de Deus e nos faz viver sóbria e piedosamente. Por isto, temos que nos esforçar para sermos santos, pois sem santidade ninguém verá o Senhor (Hb 12.24).
Como cristãos, o alvo de nossa vida é a santificação. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pe 1.15,16).