Santidade ao Senhor
Um dos temas mais importantes, empolgantes e ao mesmo tempo estarrecedores que está contido nas Sagradas Escrituras é a Santidade.
Por ser Deus em sua essência santo, para cumprir o seu plano redentivo para com o homem, foi necessário que começasse o processo chamando um homem gentio, Abraão, que depois de intimado pela segunda vez, não hesitou em obedecer (Gn 11.31; 12.1-8). Ele creu em Deus e por causa da sua fé foi justificado (Rm 4.3).
Foi através de Abraão que o Senhor formou seu povo, Israel, a nação pela qual Ele se manifestaria entre os outros povos em soberania e poder e seria temido pelos seus feitos, suas maravilhas e sua fidelidade para com seu povo. Em Êxodo (15.11) esta escrito: “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” (Ex 15.11)
Êxodo (15.1-21) também registra o cântico de Moisés e Miriã, ou seja, o hino que eles cantaram depois de ter atravessado o Mar Vermelho, eles louvaram e deram graças a Deus pelo que Ele fizera. Esse cântico prefigura a vitória do povo de Deus sobre Satanás e o Anticristo nos últimos dias. Apocalipse (15.3) chama esse cântico de “cântico de Moisés” e é um dos cânticos dos redimidos, aqueles que procuraram viver aqui na terra uma vida de santidade, separados e vivendo a partir do serviço e utilidade de Deus.
Em 1 Pedro (1.15,16) diz: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
A santificação é o ato ou processo de tornar santo ou separar, colocar à parte; é o estado de ser santo, santificado ou purificado. A santificação precisa ser mantida e nisto o crente tem sua parte. Ele tanto pode perder a sua santificação como apegar-se a ela.
Para manter a santificação é preciso se afastar das coisas desonrosas e das pessoas que praticam coisas desonrosas, de modo a serem vaso para o fim honroso e santificado (2 Tm 2.20). Fomos santificados pelo sangue da Nova Aliança (Hb 10.29), porém a Palavra de Deus e o Espírito Santo desempenham grande papel em nossa santificação (At 20.32).