top of page
Pra. Maria Zeli Soares

Ética Cristã - Vícios e Jogos


Quando paramos para observar e analisar o que está ocorrendo com relação liberdade atual para o consumo de drogas, bebidas alcoólicas e cigarros, ficamos pasmos porque sabemos do grande prejuízo que isso traz não só na vida do usuário como na vida da família do usuário e de todos que o cercam.

Existem muitas formas do homem se viciar o tornar-se dependente de substâncias que o escravizam e o levam a ruína, mas há também coisas que ele pratica como se fosse apenas um “hobby” e que são extremamente ofensivas a saúde tanto física como mental e também espiritual (Ef 5.29,30).

Quando a graça de Deus se manifesta na vida de uma pessoa, ocorre algo sobrenatural que é a salvação e além disso “ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente (Tt 2.12).

Além dos vícios, há também uma outra prática que a cada dia vem se popularizando e ganhando força, é o “jogo de azar” como forma de engodar pessoas com falsas esperanças e promessas ilusórias, levando muitos a ruína total. A Bíblia diz: Maldito homem que confia no homem, que faz da carne o seu braço e cujo coração se apartar do Senhor” (Jr 17.5).

O cristão deve primar pela obediência à palavra de Deus, andar em temor e não se deixar levar pela ambição e usura, pois o resultado dos que se deixam dominar por estas duas práticas é triste e doloroso e muitas vezes sem retorno. A Bíblia nos ensina que o homem deve trabalhar e sustentar-se através do suor do seu rosto (Gn 3.19).

Existem no meio cristão algumas pessoas que deixam de observar a Palavra de Deus e caem nas ciladas do diabo e acabam praticando coisas que Deus não permite. O apóstolo Paulo escrevendo a igreja de Corínto fez uma lista de práticas que impedem a entrada do homem no Reino de Deus (1Co 6.9-10). No verso 10 está escrito: “Nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o Reino de Deus.” Jesus já nos libertou de toda escravidão do pecado, somos livres pela fé no Salvador. Não podemos nos colocar outra vez de baixo de nenhum julgo!

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page