top of page
Thayse N. Soares

Militando e Vencendo as Obras da Carne


Obras da Carne

O homem, criatura de Deus, é de estrutura tricotômica (1Ts 5.23), ou seja, dividido em 3 partes: corpo, alma e espírito. O corpo é a parte tangível e visível, tão exacerbadamente valorizada e exaltada nos nossos dias. A alma pode ser explicada como sendo a parte inteligente e racional que administra o corpo e as emoções para que haja interação e comunicação com o mundo externo – no Novo Testamento a tradução de alma do original grego (nephesh) é psiquê. E o espírito é a vida imortal (Ec 12.7), é o elemento que nos coloca em comunicação com nosso Criador, o Deus Soberano.

A importância de sabermos essa estrutura é para que possamos estar cientes do que a Palavra de Deus nos ensina em Gálatas (5.17): "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer." Sabendo disso, devemos buscar alimentar nosso espírito para que ele possa vencer a militância diária contra a nossa carne. Além de alimentarmos nosso espírito com o Pão e a Água da Vida (Jo 6.35), devemos também vigiar e orar pois mesmo que o espírito esteja pronto, a nossa carne é fraca (Mt 26.41).

O problema de não militarmos contra a carne e deixar que a alma a governe é que estaremos sujeitos às obras da carne que são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias (Gl 5.19-21).

Uma pessoa não se torna idólatra, adúltera, alcóolatra ou herege em questão de segundos. Existe um processo em que essa pessoa cedeu, se acomodou, não lutou, não resistiu nem vigiou e orou e por isso, infelizmente, as obras da carne começam a ser manifestas na vida dessa pessoa. A Bíblia nos diz ”Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar” (1Co 10:13). Todos nós, podemos lutar contra a carne, não com nossas forças, mas com a ajuda do Espírito Santo. A carne em nada se aproveita, mas é o Espírito quem dá vida e Jesus termina dizendo em João (6.63) que as palavras dEle são Espírito e são vida!

Nosso Pai sabe de nossas fraquezas e limitações e nos dá as instruções para termos uma vida espiritual saudável. A parte mais perecível e passageira da estrutura do homem, a carne, não pode vencer a militância contra a parte eterna, nosso espírito. Se vivermos pelo Espírito, de forma alguma satisfaremos as vontades da carne (Gl 5.16).

Oremos irmãos para que possamos seguir essas instruções abandonando as obras da carne e o pecado e assim VIVEREMOS! (Ez 18.21).

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

2022 by Evangelho da Graça
bottom of page