A FÉ INABALADA DO VERDADEIRO CRISTÃO
Começamos com uma pergunta, o que é a fé? O capítulo 11 do livro de Hebreus não constitui propriamente uma definição de fé, mas a descrição do que a fé pode fazer. A fé não é algo indefinido, uma força ou energia. A fé é algo superior que tem um firme fundamento que é a Palavra de Deus. Fundamento significa algo verdadeiro. A fé trata as coisas que se esperam como realidade, a fé é a prova das coisas que se não vê, mas que se espera firmemente acontecer. A prova, significa evidência ou convicção dos fatos, pois a própria fé prova que o invisível é real. “Sem fé é impossível agradar à Deus” (Hb 11.6). Tal como está escrito na Palavra, assim devemos crer para que aconteça o inaudito quando exercitamos a fé: "Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que não se veem são eternas" (2Co 4.18). Esta deve ser a esperança do crente, que pela fé aguarda a volta de Jesus Cristo, para ir morar com Ele no céu (Jo 14.1-3).
Como expressão incontestável dessas coisas, vemos como exemplo os testemunhos dos antigos homens de Deus, eles realizaram no passado, pela fé, coisas extraordinárias, alicerçados nas promessas de Deus. Temos assim os exemplos de:
- Noé, que contrariou a própria natureza, construindo uma grande arca, quando ainda não havia chuva sobre a terra (Hb 11.7);
- Abraão, que saiu de sua terra sem saber para onde ia e lutou contra a própria esperança ao oferecer seu filho em sacrifício à Deus, confiado na promessa de Deus, que o traria de volta à vida para tornar seu herdeiro nas promessas (Hb 11.8);
- Moisés, que por quarenta anos viveu participando das coisas sobrenaturais de Deus, no Egito e no deserto com o povo hebreu (Hb 11.23-26).
No entanto, todos eles apesar de terem tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa da vinda do Messias (Hb 11.39).
Nós, os crentes, estamos rodeados de tão grandes testemunhos dos heróis da fé (Hb 12.1). Este é um incentivo para nós exercitarmos a nossa fé e lembrarmos do que nos alerta a Palavra: "Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós, não fossem aperfeiçoados" (Hb 11.40). E acrescentando, não só isto, mas também pelas demais coisas que cada crente poderá realizar pela fé em sua vida cristã; como sinais e milagres de coisas sobrenaturais como curas, ressurreição de mortos e etc. Como está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiu ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam" (1Co 2.9).
Jesus sempre exortou os seus discípulos a viverem uma vida cheia de fé (Mc 4.40; 11.22), ensinou também, que viver pela fé implica em estar livre de ansiedades e não temer o futuro (Mt 6.30; Mt 16.8-10) e que o exercício da fé nos conduz a esperança em Cristo. O apóstolo João lembra que somente uma vida de convicção nos conduz à vitória: "Porque todo o que nascido (espiritualmente) de Deus vence o mundo... a nossa fé" (1Jo 5.4), por isso, todos os cristãos são chamados a viver pela fé. Porque a fé em Deus por meio de Cristo, nos assegura o resultado de bênçãos inauditas (Hb 10.22-23).