top of page
Thayse N. Soares

Exibicionismo e Narcisismo nas Mídias Sociais

Atualmente, crentes de todas as idades tem usado as redes sociais para se informarem sobre eventos, divulgarem acontecimentos pessoais como o nascimento de um bebê ou o falecimento de um ente querido, para felicitarem amigos por seu aniversário, participarem familiares de acontecimentos cotidianos e também para pregarem a Palavra de Deus. Seria um cenário muito saudável se fossem somente essas as atividades dos cristãos nas redes sociais. Infelizmente, tem crescido absurdamente o número de crentes se exibindo e esperando dos seus chamados “seguidores” uma verdadeira adoração às suas fotos e imagens.

O famoso “selfie” tem deixado de ser simplesmente uma atitude espontânea e aleatória para se tornar um vício em que o principal foco é a auto exaltação e elevação do próprio ego. Lembremos do que o Senhor disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração" (1Sm 16.7).

O perigo se torna ainda maior pois esse exibicionismo na internet muitas vezes é complementado com a ostentação de bens materiais. É muito válido um cristão glorificar ao Senhor por suas vitórias, inclusive as materiais, pois a Bíblia diz em Eclesiastes (3.13): “E também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus.” Mas será sábio agir dessa maneira nas redes sociais? Em Provérbios (11.2) encontramos uma resposta para isso: “Quando a presunção vem, a desonra vem em seguida, mas a sabedoria está com os modestos.”

Corremos um risco muito grande de cairmos nessa armadilha das redes sociais no mundo atual; a armadilha que nos leva para o caminho da auto exaltação e consequentemente do narcisismo, um sentimento abominável de auto idolatria – o narcisista é um verdadeiro “amante de si mesmo”. Sobre isso, o Apóstolo Paulo nos alertou dizendo que nos últimos dias sobreviriam tempos trabalhosos porque haveriam homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos...(2Tm 3:1-2).

Estejamos atentos para não cairmos nessas armadilhas e que possamos seguir o que está escrito em Romanos (12.3): “Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.”

MAIS RECENTES

CATEGORIAS

bottom of page